Suporte Light Tech - Trocador de Calor

Trocador de calor

OsTrocadores de calor são equipamentos extremamente eficientes, projetados especificamente para aquecimento de piscinas. Seus princípios de funcionamento são bastante semelhantes ao de um ar condicionado residencial.
O equipamento absorve e transfere o calor retido no ar atmosférico para a água da piscina, através de um conjunto formado por evaporador condensador, compressor scroll e uma válvula de expansão.
Como retira o calor do ar, a Bomba de Calor é hoje o sistema mais eficiente e econômico de aquecimento quando comparado com outros sistemas (aquecedores a gás, elétricos, diesel, etc.).
Para o bom funcionamento e maior captura do calor, seria conveniente instalar em um local quente e exposto ao sol, quanto mais quente o local melhor, de preferência que não haja sombra e nem esteja próximo a árvores ou local com muito próximos a muros e paredes, pois ele foi projetado para ser instalado ao ar livre, ele possui um invólucro de resinas resistentes a maresias, chuva, sol, etc., também é aconselhável o fácil acesso para eventual manutenção, ou mesmo ao acesso do painel digital.
O equipamento deve ser colocado em uma superfície plana e nivelada. 
Durante o funcionamento, o trocador de calor pode provocar condensação da água presente na umidade do ar, por isso é interessante colocar um ralo para drenar água do degelo.

Ao instalar certifique-se de todos os passos da parte hidráulica e elétrica estejam como o recomendado pelo manual que vai junto com cada modelo de trocador.
Resumo sobre hidráulica:


 
O local da instalação deve ser próximo à casa das máquinas, pode ser instalado em locais mais altos, mas nunca ultrapassar a uma altura de 3 metros e uma distância de 10 metros da saída da água, sempre instalar no retorno da água filtrada, conforme figura acima, ficar atento na entrada d´água do trocador que tem a indicação correta, onde seria a entrada de água fria, a saída seria a água já aquecida que retornará à piscina.
Procurar instalar o by-pass o mais próximo do trocador de calor.

Resumo sobre a parte elétrica:
Verifique no manual o passo a passo, tanto para monofásico como para trifásico.
Segue um exemplo de monofásico:


Procurar usar as cores de fiação determinada no manual, preto e vermelho para o disjuntor do trocador, Branco 3 e branco4 (são dois pares de fios brancos que uma perna vai para a bomba e outra para o disjuntor).
É obrigatório conectar o fio verde (terra) em uma barra de fio terra padrão.
O conjunto de fios que saem do trocador que serão estendidos até os disjuntores tem que ser estanhados, isolados com fita isolante 3 M e por último isolar novamente com fita de autofusão, independente se for emenda ou conexão por borne, não deixar em contato com a água. 

Dependendo do modelo de trocador haverá uma tabela da bitola da fiação, assim como a amperagem dos disjuntores. Use um disjuntor separado para a bomba, se a bomba for igual ou maior que 1 CV. é obrigatório a instalação de uma contatora dupla.

Resumo dos comandos
Explicação de cada sub menu da configuração do painel do trocador de calor da Light Tech, esta sequencia abaixo seria exatamente como está no painel digital:
- Manual
Só vai usar quando precisar fazer uma aspiração fora do horário normal de funcionamento, em casos de piscineiros é melhor desligar no quadro os disjuntores do trocador e da bomba e usar o timer, logo após a manutenção desligar o timer da tomada e ligar novamente os disjuntores do trocador e da bomba.
- Filtragem
Caso queira deixar o modo de filtragem automático, colocar o início do horário e o final, esta função seria para uso após a estabilidade da temperatura ideal, no início de aquecimento não tem sentido, pois está filtrando enquanto procura a temperatura ideal.
Irá ter dois Timers: Podendo usar por dois períodos durante o dia (timer 1) e outro a noite (tiner 2), ou usar apenas o timer 1.
- Aq. piscina
Seria a temperatura máxima em que o usuário gostaria de ter todos os dias, o ideal seria entre 28 a 30 graus e serve de parâmetro para configuração de programação diária como temperatura NORMAL.
- Aq. SPA
Seria a mesma sequência para piscina, mas como geralmente o volme de água seria menor e a temperatura maior, então mudam alguns parâmetros.
- Descanso
Seria o período em que o trocador vai ficar parado, geralmente no período noturno, observar o horário das 4 estações, geralmente no verão pode-se ligar até mais tarde e ligar mais cedo.
- Ajustar o relógio
É importante sempre averiguar o horário, em alguns casos quando acionado o up ou down, na verdade está alterando o horário, portanto ficar alerta, principalmente após uma queda de energia.
- Temp. Atual Água
Temperatura real e atual da água da piscina
- Delta-T-temp.
(Diferença da entrada da água e da saída)
O valor ideal de 2.0 a 3.0 graus, regulagem pelo by-pass.
- Temp. S. Degelo 
É o processo de degelo quando chegar a -2,5 graus irá desligar totalmente e aguardar o degelo.
- Ajustar dia
Posicionar de segunda a domingo, esta função é superimportante, pois dá início ao dia da semana em tempo real, isso determinará o sincronismo do ciclo semanal. Para sair aperte o esc, depois o enter e irá aparecer o underline, esc para sair e a tecla down, irá para o próximo passo:
- Temp. diária prg. Configurar
Para ajustar a temperatura de segunda a domingo, basta entrar na última opção do menu: configuração diária de temperatura.
Exemplo inicial:
Segunda: Supomos seria uma segunda feira, então a temperatura da água está 20 graus, ajustar a temperatura para 21 graus, quando chegar as 21 o trocador irá desligar, somente irá religar sozinho na terça após o horário final de descanso, obedecendo a temperatura da terça, assim consecutivamente nos restantes dos dias da semana.
Exemplo gradual de temperatura: Segunda: 22, Terça 23, quarta 24, quinta 25, sexta 26, sábado 27, domingo 28.
Quando chegar na segunda teria que reprogramá-la para 28 na segunda e depois para manter todos os dias alterar para temperatura normal que significa que irá pegar a temperatura do modo piscina, no caso 28 graus para todos os dias.
Obs.: Quando tiver na função configuração diária da temperatura, para alterar os dias da semana, basta dar enter para prosseguir nos outros dias da semana, daí apertar a tecla up ou donw para mudar a temperatura.
Para alterar as temperaturas: Por exemplo, estamos na segunda-feira, queremos deixar a agua com 27 graus, ir com o botão enter até chegar na segunda, para mudar dar up ou dow, digamos que na segunda esteja 25 graus, teclar up até chegar nos 27 graus, para alterar a terça teclar enter, depois com a tecla up e dow ajustar a temperatura desejada, para quarta tecle enter e assim por diante até chegar no domingo completando o ciclo semanal.

- Observações:
1 - Erro de partida: tenta 5 vezes e desliga, ver a parte hidráulica se todos os registros estão abertos para o retorno, ou a bomba queimou, após resolver desligar o trocador por 5 minutos 
Para resetar este erro, ligar novamente sem o erro.
2 – Caso a temperatura ideal do dia chegar no que foi configurado, ao ligar o ventilador não será acionado, somente o menu com led, caso queira que volte a ligar o trocador para aquecer mais a piscina, ir até a configuração do dia e ver qual a temperatura está registrada, aumentar a temperatura, logo em seguida o trocador liga.
3 – Caso for desligado no botão off, no dia seguinte não será acionado automaticamente, porque ficou registrado que alguém deu o comando para desligar totalmente.
4 – Se o horário de descanso estiver errado irá respeitar o que foi configurado, exemplo: 15 horas da tarde desliga: Tem duas opções para ele desligar, ou chegou na temperatura ideal, ou o horário de descanso foi programado para começar as 15:00 horas.

5 - Uso obrigatório da capa térmica:

A capa térmica é indispensável principalmente em piscinas com um sistema de aquecimento solar, elétrico, a gás ou com trocador de calor. 

Alta economia de energia. Como a capa mantém a temperatura da água, consequentemente ela exige que o sistema de aquecimento trabalhe menos.

Economiza água. A capa impede que a água evapore e mantém o nível por mais tempo sem que você precise repor água da piscina.

- Sobre o trocador de calor
Recomenda-se que crianças sejam vigiadas para assegurar que elas não estejam brincando com o aparelho.
- Não se apoiar nem depositar ou instalar objetos sobre o equipamento ou introduzir qualquer tipo de objeto em suas aberturas de alimentação elétrica ou de ventilação, com risco de danificá-lo e causar ferimentos ao usuário.

- Utilizar somente sabão neutro para a limpeza do gabinete da Bomba de Calor.
Ler o item atentamente o item: 22. CUIDADOS PERIÓDICOS

 

Links de vídeos sobre trocador de calor:

Explicando a Tecnologia da Bomba de Calor Light Tech: 

https://youtu.be/XI-j1FacEQM

Como programar modo Manual na Bomba de Calor LIGHT TECH:

https://youtu.be/jVlpV-k0lk8

Bomba de Calor | Como Regular o Delta T e resolver o erro de partida | LIGHT TECH: 

https://youtu.be/0wEifhBnf2c

Como programar o horário de filtragem na Bomba de Calor LIGHT TECH: 

https://youtu.be/XI-j1FacEQM

Bomba de Calor LIGHT TECH: Como Programar a Temperatura dia a dia: 

https://youtu.be/L0706B6ygpc

 

Sobre a loja

Vendemos produtos para tratamentos alternativos para piscinas, com excelente custo/benefício. Ionizadores, refis para ionizadores, geradores de ozônio, geradores de cloro, U.V.- Ultravioleta, todos tipos de aquecedores, saunas, spas, banheiras e acessórios para piscinas. Somos revenda de dez fornecedores, conseguimos preços competitivos em relação ao mercado. Executamos serviços de instalações e ministramos cursos de tratamentos de piscinas.

Pague com
  • Pix
  • PagHiper
  • PagSeguro V2
Selos

Piscinacenter - CNPJ: 34.658.985/0001-69 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail