Guia de instalação

Vamos descrever um guia passo a passo para instalar o ionizador Pure Water:

1 – O ionizador pode ser instalado imediatamente em piscinas que eram tratadas com cloro, exceto em piscinas tratadas com Aqualid, neste caso terá que substituir a areia do filtro.

2 – A água deve estar clara e limpa, antes de instalar o ionizador, a primeira regra é fazer o tratamento físico, para isto esclareça todas suas dúvidas no link:

Tratamentos físicos 

Se a água estiver turva ou verde é necessário tratá-la, vejam como tratar nos links:

Águas turvas

Águas verdes

3 – O PH deve estar entre 7,2 e 7,6, a alcalinidade entre 80 a 120, para medir e corrigir o PH e alcalinidade, vejam nos links:

Corrigir o PH

Corrigir a alcalinidade

4 – O painel é um equipamento eletrônico e deve ser instalado em local seco, ventilado, protegido de chuva, sol, umidade e de calor excessivo, evite instalar dentro de casas de máquinas úmidas, quentes e pouco ventiladas.

5 – Confirme se a tensão de rede e modelo de bomba são para 220V., caso contrário o equipamento deve ser substituído para tensão 110V.

6 – Desligue a rede e faça a instalação do painel, lembrando que o fio de rede é do meio (verifique o desenho do ionizador rede 220v em vermelho).

7 – Certifique-se que a potência da bomba é igual ou menor que ¾ de CV em 220V. (½ CV em 127V), para bombas de potência superior a de ¾ CV, ou com aquecedores é obrigatório o uso de um contador ( caso não instalar poderá danificar o equipamento), neste caso solicite orientação de seu revendedor ou com a Pure Water.

9 – A cuba de ionização será sempre instalada na tubulação de retorno, logo após o filtro de areia e após a bomba de calor (caso houver aquecedor).

10 – Atenção a cuba deverá ser posicionada sempre deitada, seja na horizontal ou vertical, nunca deixar o ressalto da cabeça para cima, vejam as figuras que podem ser instaladas e as que não podem:

11 – Confirme o funcionamento correto do equipamento com a chave em manual e automático (LED indicador) de ÍONS trocam de cor em intervalos de 1,5 a 2 minutos e o LED SERVICE de permanecer apagado, caso acender o led de SERVICE porque houve algum problema na ligação, os fios azul e preto que saem da cuba não estão bem conectados com o ionizador.

12 – Gire o timer (só no sentido horário) e verifique se o equipamento e a bomba estão ligando e desligando nos intervalos pré-programados. O equipamento sai de fábrica programado para ligar das 10:00 às 16:00 horas. Reprograme  para o horário de preferência do cliente. Ajuste o relógio do timer para a hora certa local.

13 – Confirme a isolação das ligações elétricas e verifique se as abraçadeiras estão bem apertadas e firmes, procure apertar inicialmente com chave de fenda e depois com uma chave apropriada no parafuso sextavado, pois dá mais aderência na borracha com o cano. Seria importantíssimo ter a instalação da resistência em um disjuntor de segurança DR-30MA ou DR-40MA (dependendo de quantos CV e a bomba), conforme determina a norma NBR 5410/97.

14 – Programe a ionização inicial, coloque o equipamento em manual com intensidade 100 (máximo), se o ph, alcalinidade estiver ok e também o nível do cloro (antes da instalação do ionizador), a piscina estará completamente ionizada mantendo o equipamento ligado conforme a tabela abaixo:

A tabela acima é apenas uma orientação para ionizador PWZ55, caso seja outro modelo veja a tabela adequado para o modelo do ionizador. O nível de cobre deve ser controlado a intervalos curtos durante o período inicial de ionização, isto é, pelo menos 4 vezes durante o período máximo tabelado, por exemplo, uma piscina de 42 precisou apenas de 4 hora para fazer toda a ionização, caso não atingir a ionização ideal, continue ionizando em intervalos de 13 horas (54/4=13), porém mantenha a piscina clorada até atingir o nível de íons especificado.

15 – Caso a indicação ficar em servisse ficar com o led acesso pode ser: Fios da cuba não conectados com o ionizador, eletrodos gastos (não é o caso na instalação inicial) ou eletrodos em curtos.

16 – Não deixe excesso de íons, acima de 0,4 PPM, pode manchar a piscina.

17 – Medir semanalmente com a fita teste o íons de cobre, PH e alcalinidade, manter os íons entre 0,3 e 0,4, PH 7,2 e 7,6 alcalinidade 80 a 120.