Perguntas Frequentes

1 – Que é um íon?

Um íon é um átomo, ou um grupo de átomos, que possui uma carga elétrica. Um átomo é como um sistema solar minúsculo, com um núcleo no meio e um ou mais elétrons que orbitam na parte externa. Dentro do núcleo existem partículas positivamente carregadas chamadas prótons. Os elétrons são carregados negativamente. Um átomo contem geralmente um número igual de prótons e elétrons (carga elétrica igual a zero). Um átomo se torna um íon perdendo ou ganhando elétrons. Se o átomo tiver um elétron extra, ele é chamado de ANION. Se possuir um elétron a menos é conhecido como CATION.

2 – O que é ionização de cobre-prata?

A ionização consiste na remoção de um ou mais elétrons do átomo de um metal, deixando-o com uma carga positiva. A ionização de Cobre-prata é a liberação eletrônica de íons do cobre e da prata na água.

3 – Como é que os íons purificam a água?

Os romanos já usavam potes de cobre, ou potes de prata, para conservar a água embora não soubessem o porquê. Mais recentemente há cerca de cem anos, descobriu-se que certos metais em quantidades diminutas, naturalmente interrompem o crescimento ou matam micro-organismos. Especificamente o cobre mata as algas, e a prata destrói vírus e bactérias.

4 – A Ionização é segura?

A Ionização é completamente segura. O Pure Water funciona com níveis de cobre muito baixos. Se você engolir dois garrafões de água da piscina você ingeriria a mesma quantidade de cobre existente numa multivitamina de uso diário.

5 – Existe alguma prova cientifica de que o sistema funciona?

Inúmeros testes feitos em piscinas com ionizadores instalados, confirmam o excelente nível de desinfecção obtido. Países como por exemplo Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Bélgica, Portugal, Austrália, etc., que mantém leis rígidas referentes a equipamentos para tratamento de piscinas, fabricam e comercializam sistemas de ionização com Cobre e Prata.

6 – Quais são os benefícios associados à instalação do PURE WATER?

Passar a ter uma piscina com água isenta de produtos químicos, mais saudável e de qualidade muito superior. Não haverá mais riscos de irritações e coceiras na pele e nos olhos, alergias, etc. O manuseio de produtos químicos ficará reduzido ao mínimo. Além de funcionamento automático, mesmo na sua ausência.

7 – O cobre é prejudicial à saúde?

Não. A concentração de cobre é extremamente baixa. O sistema funciona com valores da ordem de um terço (33%) do máximo permitido para a água potável, o que é muito mais seguro do que usar as quantidades habituais de cloro que produz as cloraminas que comprovadamente são cancerígenas

8 – Como é que eu sei que o Pure Water está funcionando?

Você sabe que funciona porque:

– A mesma tecnologia foi utilizada pela NASA para tratar a água e eliminar bactérias, vírus e algas nos voos tripulados (Projeto Apollo);
– Há indicações luminosas no painel que informam o funcionamento e o estado dos eletrodos;
– Através do kit-teste é possível verificar o nível de cobre existente na água;
– Pela verificação visual da transparência da água e da ausência de algas.

9 – Se eu instalar o Pure Water tenho de fazer mais alguma coisa à piscina?

Menos do que já faz: manter o nível de Cobre e o pH dentro dos valores recomendados, manter o equipamento na posição automático (acrescentar esporadicamente cloro líquido ou manter um flutuador com pastilha de cloro para remover resíduos de gordura e óleo de bronzear e material orgânico) e aspirar o fundo da piscina quando necessário.

10 – Quanto tempo os elétrodos duram?

Varia com o volume da piscina, frequência de uso, temperatura da água, ajustes etc. A duração típica é: 1,5 a 2,0 anos em piscinas frias e 1,0 a 1,5 anos em piscinas aquecidas, condicionados ao ajuste do nível de íons conforme manual.

11 – Como eu sei se os elétrodos devem ser limpos ou substituídos?

Uma luz de advertência “SERVICE” no painel de controle avisará.

12 – Qual a dificuldade para instalar o sistema?

A instalação é muito simples e pode ser feita por você mesmo em uma ou duas horas na maioria dos casos. Nenhuma ferramenta especial é requerida. Um eletricista ou encanador de sua confiança poderá instalar o Pure Water na sua piscina, bastando apenas seguir as instruções contidas no manual.

13 – O Pure Water trabalha em 110 ou 220 volts?

Mantemos em produção unidades em 110/127V e 220V. Ao comprar o Pure Water, você deve apenas especificar a tensão desejada.

14 – Qual o consumo de energia?

Baseado em oito horas da operação por dia, o custo da eletricidade consumido pelo Pure Water seria equivalente a menos de R$ 1,00 (um real) por semana para uma piscina de 90.000 litros (90 m3).

15 – E se a minha piscina for de vinil ou fibra-de-vidro, o Pure Water manchará a piscina?

O Pure Water não causa quaisquer danos nos materiais usados na construção e revestimento das piscinas, uma vez que com a ajuda do kit de análise poderá facilmente manter os valores corretos do cobre na água. Como o sistema Pure Water trabalha com teores de cobre muito baixos, será como utilizar água da torneira na sua piscina, mas uma água muito mais saudável.